Busca do Google no Brasil: avanços aumentam relevância

O Google vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de buscas brasileiro e domina praticamente 90% do segmento. 

De acordo com dados da consultoria Predicta, 88,9% das buscas orgânicas foram feitas pelo Google em junho, um crescimento de 1,3 ponto percentual em relação a maio.

E você sabia que o Google tem um escritório de engenharia na América Latina? Localizado em Belo Horizonte, adquirido em 2005 por uma empresa de pesquisa criada na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Desde então, o escritório produziu grandes resultados de alto impacto para a ferramenta em áreas distintas, como a Busca, Google para Crianças, Spam e Abuso. Agora, o foco é trabalhar grandes áreas de interesse, como o Google Assistente, que já vem sendo implementado desde 2019.

O Diretor de Engenharia do Google para a América Latina, Berthier Ribeiro-Neto mostrou uma novidade da busca do Google que surgiu neste escritório e vamos te contar neste conteúdo.

O objetivo é que você entenda como essas buscas melhoram a experiência do usuário, o acesso à informação das pessoas conectadas e, não menos importante, como você pode fazer para o seu negócio aparecer nos resultados de busca do Google e chegar até seu público.


Google Go: menos barreiras para a navegação

Tão importante quanto a informação existir, é ter acesso livre e desimpedido a ela. 

Pensando em como garantir isso independentemente do tipo de celular ou nível de conectividade disponíveis para o usuário, o Google criou o Google Go

Um aplicativo criado especificamente para pessoas que compraram um celular pela primeira vez e estão começando a acessar a Web com ele.

Para facilitar o acesso a conteúdo de interesse, o Google Go mostra atalhos para os aplicativos mais populares e para os termos mais buscados. 

Além disso, ele é leve – tem menos de 5MB – e rápido, economizando até 40% dos dados do seu celular.

Os brasileiros receberam muito bem o Google Go: somos o segundo país que mais usa o aplicativo em todo o mundo. Isso mostra que, com menos barreiras à navegação, aproveitamos ao máximo a oportunidade de explorar a internet.

Para os conteúdos online que são disponibilizados apenas em formato de texto, há função no Google Go, que, quando ativada, lê o conteúdo da página em voz alta, permitindo um acesso de forma simples e conveniente.

Muito importante para inclusão dos brasileiros com baixo grau de alfabetização ou com perda de visão, seja total ou parcial. 

À medida que a página é lida, cada palavra é destacada em tempo real, como se fosse um karaokê. Também é possível pausar ou mudar a velocidade de leitura, além de rolar a página e selecionar qualquer parágrafo, pulando ou tocando partes do conteúdo.

Assim, você pode notar que, independente do público alvo do seu negócio, é possível disponibilizar informação para todos nas buscas do Google.


Como aparecer nos resultados de busca do Google

Muitos consumidores, na hora de procurarem informações sobre algum produto ou serviço pelos quais possuam interesse, usam sites de busca. Mas isso já não é novidade, certo? 

Mas aparecer com destaque em resultados é algo muito visado pelas empresas. E deveria ser uma prioridade para o seu negócio. 

Vamos listar pelo menos 6 dicas rápidas sobre como fazer sua empresa aparecer no Google e atrair clientes:


1 - Faça SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, consiste em reunir características valorizadas pelo Google para fazer com que seu site se destaque nos resultados. 

Ao aplicar as estratégias de SEO em seu site, você utilizará palavras-chave, links amigáveis, além de outras medidas que vão deixá-lo preparado para aparecer bem nas buscas orgânicas — aqueles resultados que aparecem naturalmente para o usuário, sem que a empresa tenha pagado por isso.

E levando em conta que quase ninguém acessa os resultados que ficam mais para baixo ou fora da primeira página, uma estratégia como essa é valiosíssima para seu negócio. 

Veja também: SEO: saiba como colocar a sua empresa na primeira página do Google


2 - Produza bons conteúdos

Sites que possuem bons conteúdos mantêm os visitantes neles por mais tempo e o buscador está de olho nisso ao avaliar a reputação de um domínio. 

Mas, se o consumidor entra no site e logo sai, sem interagir com a página (como rolar para baixo ou clicar em algum link), isso colabora para que o site tenha um pior desempenho nas buscas. 


3 - Utilize as Redes Sociais

Os compartilhamentos de conteúdo nas redes sociais também é um dos fatores de rankeamento do Google. 

Por isso, ter uma boa página no Facebook, Twitter e Instagram é essencial, pois além de gerar tráfego, passa credibilidade e autoridade para o site.

Para facilitar, adicione os botões de compartilhamento aos artigos do seu blog. E para ganhar seguidores e fãs, inclua links de suas redes sociais no rodapé do site e facilite ao público-alvo se engajar com a sua empresa.


4 - Coloque sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio coloca sua localização no Google Maps e permite que sua organização apareça nos resultados das buscas em destaque.

Essa funcionalidade estreita os laços entre o cliente e a sua empresa e permite que ele conheça um pouco do negócio antes mesmo de chegar ao local, seja por horários de funcionamento, fotos da empresa e comentários de clientes que já estiveram na sua loja.

Isso relaciona o seu negócio à sua localidade, ajudando nas buscas locais. Dessa forma, você aparecerá mais facilmente em pesquisas de pessoas que se encontram na sua região de atuação.

Perfeito, não é?


5 - Tenha um site que funcione no celular

Com o uso crescente dos dispositivos móveis para a realização de pesquisas na internet, o Google tem dado prioridade a sites que tenham um layout responsivo, que se adeque às diferentes telas de laptops, tablets e smartphones. 

Disparado como um dos dispositivos mais utilizados para a navegação estão os smartphones, que demandam conteúdos pensados para telas menores. Por isso, invista na experiência do usuário e responsividade, caso ainda não tenha feito isso.

Veja também: Site mobile mais rápido tem impacto direto nos resultados: 3 métricas devem ser analisadas.


6 - Conte com as soluções digitais da Alpes.One 

Pode parecer fácil, mas listamos aqui apenas algumas das muitas soluções que você deve trabalhar para aparecer na primeira página do resultado de busca do Google.

Muito além de apenas atacar técnicas de conteúdo, você precisa criar relevância do seu negócio na internet e fora dela, é um trabalho de marca também. 

Para soluções digitais, você pode contar com a Alpes.One e focar em outras estratégias off-line para o seu negócio.

Oferecemos um shopping de soluções próprias e de parceiros pensadas exclusivamente para o seu negócio ter a melhor performance digital! 

Confira todas as ferramentas e serviços que oferecemos e leve a sua empresa rumo ao topo!


Referência: NETO, Berthier Ribeiro. A busca do Google ganha força com avanços criados no Brasil. Julho de 2019. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/novas-tecnologias/busca-do-google-ganha-c-com-avancos-criados-no-brasil/>. Acesso em: 30/06/2021.

busca do google resultado de busca Google América Latina performance digital

07 Jul 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima