Case Fiat - Como vender carros com anúncios no Facebook

Atenta à jornada das pessoas que são impactadas por anúncios nas redes sociais e depois vão à loja para comprar carros, a Fiat e sua agência de publicidade Blinks conseguiram vender mais veículos, conquistar mais leads qualificados e um retorno sobre o investimento para, adivinhem? Investir mais!

Mas como isso foi possível?

De forma geral, entendemos que produção de conteúdo relevante, desenvolvimento de campanhas - como esta da Fiat que vamos contar abaixo, são fatores imprescindíveis para crescer sua marca em todos os aspectos. 

Ou seja, como uma marca relevante e também em número de vendas. Na Alpes.One, por exemplo, além de oferecermos todos esses serviços, ainda garantimos a integração de sistemas para tratamento dos leads e relatório mensal para acompanhamento de resultados. 

Mas vamos falar sobre o Case da Fiat e como chegaram ao resultado.


Conectando On-line e Off-line com Facebook

A mensagem 

O primeiro ponto a ser levado em consideração é pensar em anúncios personalizados e o perfil de seus clientes. Dessa forma, fica mais fácil criar anúncios que cumpram os seus objetivos de maneira eficaz.

Esse foi o primeiro passo que a Fiat e a Agência Blinks fizeram. 

Para despertar o interesse das pessoas por seus carros, prepararam diversos anúncios de vídeos diferentes, veiculados no Feed e Stories das plataformas do Facebook. 

Cada vídeo foi destinado a um modelo diferente, destacando os recursos e características mais importantes, em um contexto diferente em cada um deles.

Por exemplo, o vídeo do veículo Toro citava a robustez da picape. Já o vídeo do Argo ressaltava motivos para se comprar um.

Direcionamento 

Dessa forma, os anúncios foram direcionados para o público por meio de uma estratégia, utilizando soluções disponíveis na ferramenta do Facebook para criar públicos personalizados, gerando mais assertividade na otimização e entrega da plataforma. 

Quanto ao orçamento, foi distribuído utilizando também a solução do Facebook de otimização do orçamento de campanha. Assim, o valor total que o anunciante define é dividido entre os conjuntos de anúncios de acordo com a performance de cada um. 


Call to action e medição

Em todos os anúncios, haviam botões com o texto “Saiba mais”, também chamado de call to action (CTA), que tem como objetivo levar a pessoa que está vendo o anúncio, clicar neste botão, concluindo a ação que desejamos. Por isso, o nome de “chamada para ação”.

Neste caso, a intenção era levar as pessoas interessadas ao site da Fiat, e por consequência, à concessionária para efetuar a compra. 

Para saber se toda essa jornada estava gerando resultados, a Fiat e a Blinks fizeram um estudo de Brand e Conversion Lift (marca e aumento de conversão) entre outubro e novembro de 2019, com suporte de Marketing Science - revista acadêmica bimestral que abrange pesquisa operacional e modelagem matemática para analisar o marketing.

Utilizando a metodologia de desenho experimental, eles dividiram uma parcela da audiência da marca em dois grupos, chamados de teste e controle. Sendo que o grupo de “teste” apenas vê os anúncios nas plataformas do Facebook. 

Ao final da medição, os resultados gerados por quem foi alcançado pelos anúncios é comparado aos de quem não foi. Essa diferença – o incremental (pessoas que foram alcançadas pelo anúncio) – é atribuída como causa da campanha no Facebook.


Resultados

A conclusão do estudo  foi que algumas pessoas que foram às concessionárias e compraram carros, não teriam feito isso se não tivessem sido alcançadas pelos anúncios no Facebook. 

E isso garantiu mais vendas, leads qualificados e retorno sobre o investimento. Olha só o resultado final: 

  • Aumento de 5,3 pontos em lembrança de anúncio

  • Aumento de 20,1% de leads 

  • Aumento de 6,5% de vendas de carro

  • 4,75 a mais de retorno em gasto com anúncios


Quer resultados assim?

Pense em otimizar a sua performance nas redes sociais

Garantir a sua presença on-line é um grande passo para que a conversão off-line aconteça. E existem muitos recursos que podem ser utilizados para esta finalidade. 

Apenas tenha em mente sobre a importância de contratar um serviço que ofereça todos os recursos que você precisa para alcançar grandes objetivos.

Performance digital campanhas no facebook como vender mais carros concessionárias anúncios redes sociais

10 Feb 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima