Case Volkswagen Brasil - Como melhorar a experiência do cliente te ajuda a crescer

É inegável que a internet possui grande número de adeptos no mundo todo. No Brasil, três a quatro brasileiros acessam a internet todos os dias. 

Isso equivale a 134 milhões de pessoas, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, o mais importante levantamento de dados sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br).

E claro, as Redes Sociais são o alvo de tantos usuários. De acordo com a pesquisa, 92% dos usuários da internet usam recursos de envio de mensagem como o Facebook Messenger. A Rede Social favorita, com 76% dos usuários, é o Facebook.

Mas o que esses dados querem dizer?

Bom, para uma empresa que sabe aproveitar oportunidades, como a Volkswagen, por exemplo, quis dizer revolução na experiência dos usuários com ganhos incríveis!

Vamos explicar.

A montadora Volkswagen criou uma estratégia para alcançar seu público mais jovem nas Redes Sociais que consistia em utilizar o Facebook para mostrar os seus serviços e produtos desenvolvidos, com foco no modelo UP, já que a campanha de divulgação do novo modelo havia sido um sucesso. 

Mas, que tal nos aprofundarmos mais nisso? 


Estratégia com otimização de recursos do Facebook

Para uma estratégia de anúncios, a ferramenta do Facebook oferece vários recursos para você conseguir atingir o público ideal para sua campanha.

Pensando nisso, a Volkswagen usou anúncios Canvas e um bot de Messenger para transformar um simples manual do carro em uma experiência completamente nova.


Anúncio Canvas

Para quem não sabe, o Canvas do Facebook é uma modalidade de anúncio pós-clique (ou seja, depois que o usuário clica no anúncio estático) que permite um design em tela cheia imersivo dentro da plataforma, e traz uma experiência excepcional para os usuários de dispositivos móveis.


A campanha

Então, definido o objetivo, a Volkswagen combinou anúncios de vídeo com Canvas para passar uma mensagem e aumentar o reconhecimento em torno do modelo up!, já que os formatos permitiam um conteúdo multimídia na plataforma. 

Para chamar a atenção tanto das pessoas interessadas quanto das donas de um novo up!, a marca chegou à conclusão de que a melhor forma de fazer isso era oferecendo um serviço — gratuito e inovador.

Com base em pesquisas realizadas na internet e no seu próprio atendimento ao consumidor, a Volkswagen levantou as principais dúvidas que os clientes tinham em relação ao novo Up!. 

Desenvolveu, a partir das respostas dos usuários, um manual digital de instruções do carro. Composto por uma série de vídeos, o manual trazia os apresentadores Bia e Nando dando dicas e informações sobre todos os principais componentes do carro, incluindo freios ABS, pneus, painel e volante diferenciado.


Experiência e interatividade

Essas produções foram disponibilizadas de duas formas diferentes no Facebook. 

A primeira em um Canvas vinculado a diversos outros, dando às pessoas a impressão de que navegavam em um site ou mesmo um aplicativo para smartphones, e não em uma rede social.

A primeira "página" apresentava o manual e um menu de opções, enquanto as próximas traziam um vídeo cada, sempre acompanhado de uma nova lista que direcionava para outros Canvas, tornando a experiência do usuário totalmente imersiva e interativa.

A outra forma foi em um bot de Messenger, divulgado com um anúncio de foto acompanhado de um botão de chamada para ação, que direcionava as pessoas ao Canvas que apresentava aos clientes um carrossel com várias opções, que iam de Tecnologia e Entretenimento a Mecânica e Dicas Práticas. 



Quando clicadas, cada uma delas levava a um submenu com os vídeos relacionados ao tema, apresentados pelos personagens da Volkswagen, e reproduzidos dentro do próprio Messenger.

O público-alvo para os dois formatos era o mesmo: brasileiros de 18 anos ou mais, segmentado por interesses e comportamento. 

Em paralelo a ambos, a marca ainda trabalhou com um anúncio de vídeo vertical no Instagram e com uma série de anúncios de vídeo divulgados no Facebook. 

Todos direcionavam o cliente a uma playlist com o manual de instruções completo e, assim como o Canvas e o bot de Messenger, foram promovidos para o público-alvo abrangente.


Os resultados

Além da campanha ter chamado a atenção dos jovens pela criatividade dos anúncios e vídeos, a Volkswagen viu milhares de clientes acessando o manual em forma Canvas e trocando mensagens com o bot do Messenger. 

Ou seja, a estratégia foi tão assertiva que, além de terem conquistado mais clientes, conseguiu trabalhar forte o público que já utiliza este modelo. 

Os resultados foram: 

  • 10 pontos de aumento em lembrança de anúncio

  • 3 pontos de aumento de familiaridade com a marca entre os impactados da campanha

  • 95% das pessoas que acessaram o bot trocaram mensagens

  • 25% de visualizações completas no anúncio no Instagram Stories

  • 4,4 milhões de pessoas interagiram com o bot do Messenger


Chatbot para experiência e automatização 

Chatbot é uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para ser programado, simulando uma conversa humana em um chat. 

Com o Chatbot, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, por exemplo.

Além disso, também é possível que seja programado para fins mais comerciais, como trazer o seu foco para conversão de leads, que podem ser facilmente direcionados para o contato direto com o time de vendas. 

Já imaginou o quanto pode aumentar suas vendas com esta ferramenta? 

A Alpes.One oferece o sistema de Chatbot, que possui algoritmos avançados que se moldam e evoluem de acordo com o histórico de perguntas e respostas. 

Ou seja, você aumenta os leads da sua concessionária e ainda reduz o esforço da sua equipe de vendas. 

Gostou do case de sucesso da Volkswagen? Você utiliza alguma estratégia para melhorar a experiência do seu cliente? Conte para a gente nos comentários.

Performance digital campanhas no facebook anúncios redes sociais canvas criativos experiência do cliente chatbot

24 Feb 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima