Como definir a rota do seu negócio na pandemia através de anúncios no Waze?

A maioria das pessoas conhecem o Waze, um aplicativo de trânsito que informa as melhores rotas para fugir do trânsito em tempo real. Certo? 

Mas sabia que o Waze é muito mais do que isso? Ele também é a maior comunidade de motoristas do mundo. Guia as pessoas para diferentes destinos e gera insights importantes sobre o comportamento dos consumidores. 

Possui, ao todo, 130 milhões de usuários, sendo que 14 milhões deles são do Brasil. Em tempos de pandemia, isolamento e queda no deslocamento, você consegue me dizer, agora, qual o papel do Waze?

O Google respondeu essa dúvida em uma live do Google Academy e nos ajudou a entender como funciona o ecossistema do Waze, como ele conecta pessoas e marcas durante a pandemia e, claro, no futuro.


De pessoas para pessoas

O Waze pode não parecer, mas é uma plataforma extremamente colaborativa. Ele é abastecido de informações fornecidas por usuários em tempo real que geram todas as melhores rotas que o levam para casa ou para o trabalho.

O aplicativo também o ajuda na mobilidade, através do Carpool, uma ferramenta que incentiva a carona e o compartilhamento de veículos.

Possui também o Cities, em que fornece informações sobre problemas de circulação fornecidos pelos governos e prefeituras e evita que você trafegue por regiões com grandes eventos ou obras, melhorando significativamente a mobilidade urbana.

Não à toa que o Waze possui 1h56 de engajamento por dia, com 14 milhões de usuários.

Você consegue imaginar outro aplicativo que pode gerar tanto engajamento por dia e que guia o seu usuários pelos melhores caminhos?

Por isso, o Waze também se tornou essencial para empresas que, cada vez mais, se tornam parceiras do aplicativo, criando um grande ecossistema em prol da mobilidade urbana.

Diferente de aplicativos de GPS, que apenas identificam onde a pessoa está, o Waze informa para onde a pessoa vai. Assim, as empresas utilizam a ferramenta de Destination Marketing para criar estratégias que impactam os clientes em seu deslocamento. 


Como o Waze influencia a decisão do consumidor?

Se você acha que isso não pode ser possível, vamos te mostrar o contrário. Aqui, te contamos o que podemos aprender com o Waze para as sazonalidades de 2021. Mas como ele influencia na decisão de compra?

Especialmente no Brasil, a compra on-line, apesar de ter crescido substancialmente durante a pandemia desde 2020, ainda representa uma parcela menor em relação às compras em lojas físicas.

Então, é justamente nessa rota de pré compra que o seu negócio pode influenciar o consumidor a mudar os rumos. 

O Waze possui diversos formatos de mídia que integram a navegação do aplicativo com a maior fluidez possível. 

Um exemplo é o Zero Speed Takeover, um display que aparece para o usuário sempre que está 100% parado, para não atrapalhar a viagem e garantir a segurança do motorista.

Mas há também interfaces do mapa, buscas patrocinadas e Pin. Você cria uma fachada digital da sua marca e as pessoas têm acesso a informações importantes, como aviso de abertura, horário de funcionamento e o logo da sua empresa em destaque no mapa.


Como os brasileiros estão comprando?

Já ficou claro como o hábito de consumo mudou com a pandemia, tornando as pessoas mais abertas a novas experiências e mais conscientes de suas escolhas.

O e-commerce não consegue absorver totalmente a demanda do comércio e a experiência em lojas físicas ainda é um fator muito positivo, mesmo que seja necessário uma transformação ativa em todos os aspectos como o on-line off-line.

Segundo dados do Waze, 57% dos brasileiros ainda pretendem continuar a fazer compras em lojas físicas.


Outra grande tendência é a preferência e a intenção de uso do carro, se tornando uma opção mais segura para os consumidores pós-pandemia.


Como traçar os melhores caminhos?

Como você pode ajudar as pessoas que saíram de casa a recalcular suas rotas e tomar as melhores decisões de compra? 

Você pode utilizar de 3 estratégias a partir de anúncios no Waze pensando em objetivos distintos: gerar utilidade, reforçar a preferência e manter a conexão. 

Mas em quais cenários isso pode ser feito? 

Nisso, a Alpes.One pode te ajudar! 

Com o Alpes Trends e uma equipe especializada em anúncios específicos para o Waze, você garante a presença da sua marca onde as pessoas estão e, principalmente, onde elas irão! 

Veja abaixo alguns detalhes dos anúncios do aplicativo Waze, explicados na live do Google Academy com Luiza Madeira, líder de insights e estratégia do Waze ADS no Brasil.



Referência: MADEIRA, Luiza. Como o Waze pode ajudar a definir a rota do seu negócio no pós-pandemia? Outubro de 2020. Disponível em: . Acesso em: 31/03/2021

compras on-line compras presenciais waze anúncios no waze estratégias para anunciar no waze.

07 Apr 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima