Como impulsionar o seu negócio com o YouTube

De acordo com uma pesquisa do Google realizada em agosto de 2020, o YouTube é a plataforma número 1 que os brasileiros mais utilizam.

Se você não utiliza o YouTube tanto quanto a maioria dos brasileiros, não importa. O essencial é que você observe os recursos que estão disponíveis no meio digital para alcançar cada vez mais os seus clientes.

Uma prova dessa necessidade é que, ainda segundo a pesquisa, 7 a cada 10 consumidores utilizam o YouTube para descobrir algo novo. Ou seja, é o espaço ideal para marcas se conectarem com seus clientes e tornarem seus produtos e serviços mais conhecidos.


O YouTube é uma vitrine de produtos e serviços?

Considere esses números antes de responder:

  • 87% das pessoas fazem compras depois de assistir a um vídeo;

  • 62% dizem que a publicidade os tornou mais propensos a considerar a marca ou produto anunciado;

  • ⅓ dos consumidores usam o YouTube para buscar informações sobre marcas, produtos ou serviços;

  • 36% usam a plataforma para assistir a reviews e demonstrações de produtos.

Já tem a resposta? E as marcas podem ser as criadoras do seu próprio conteúdo no YouTube, além de contar com parcerias, é claro. 

Isso se torna mais uma maneira de atrair e fidelizar clientes de maneira orgânica, além de manter anúncios na plataforma.

Veja abaixo o vídeo sobre marcas como criadoras, divulgado pelo Google em sua plataforma acadêmica:



Boas práticas para criação de conteúdo no YouTube

Alex Silva, Gerente de Parcerias YouTube, sugere algumas boas práticas que ajudam o canal da sua marca a ser ainda mais relevante ao criar conteúdo para o YouTube.

A principal delas é utilizar diversos formatos, como listas, desafios, narrativas (como reality shows e enquetes), reviews e vídeos explicativos.

Vídeos explicativos podem receber prioridade, considerando que o YouTube é a segunda ferramenta de busca mais popular, ficando atrás somente do Google, que também retorna resultados de vídeos em sua pesquisa.

Dessa forma, ao fazer vídeos tutoriais ou “faça você mesmo”, você torna o conteúdo muito mais relevante para quem pretende encontrar o seu produto ou serviço sendo usado.

É uma ótima alternativa para você conversar com seus clientes além dos anúncios, não é mesmo? 

Além dos vídeos, você pode explorar outros canais de comunicação disponibilizados pela plataforma, como postar textos, enquetes, fotos, GIFs, resgatar vídeos antigos compartilhando links e Stories, que ficam disponíveis por 7 dias para quem acessa a plataforma por celular e também aparecem para quem não é inscrito no seu canal.

Importante que antes de começar a publicar conteúdos, você prepare o seu canal, como criar o banner do canal, utilizar chamadas para convidar o usuário a inscrever no seu canal e monte um plano de frequência de postagens.

Além disso, mantenha a identidade visual para que sua empresa seja reconhecida logo pelo ícone do seu canal. E não se esqueça de criar seções com playlists e fazer um vídeo de boas-vindas para apresentação.



Checklist de boas práticas para conteúdo orgânico no YouTube


  • Criar conteúdo específico para YouTube;

  • Fazer tutoriais para mostrar o uso do seu produto ou serviço;

  • Explorar a aba de comunidade e explorar outros formatos de conteúdo;

  • Criar stories para aumentar o número de inscritos;

  • Organizar os elementos do canal de forma clara e atrativa;

  • Monitorar reações com o Studio Analytics;

  • Explorar temas em alta no momento com a ajuda do Google Trends.


Como mensurar resultados do meu canal no Youtube?

Após publicar seus conteúdos, é importante entender qual deles funciona melhor para o seu público e identificar como melhorar os conteúdos que não tiveram resultados tão bons.

Para isso, você pode utilizar o Studio Analytics que vai te mostrar análises de performance dos vídeos publicados e facilitar sua avaliação de estratégias para otimizar o seu canal.

Aproveite o recurso para utilizá-lo como fonte de insights, taxas de cliques dos vídeos e taxas de cliques médias do canal de uma forma geral.


Criar conteúdo orgânico e anunciar no Youtube para impulsionar o seu negócio

Os anúncios irão permitir que sua marca converse com um público prioritário ao utilizar diversos recursos de segmentação.

A publicidade no YouTube não serve somente para alcançar novos clientes, mas também para incentivá-los a realizar uma ação enquanto assistem vídeos.

Para criar anúncios de sucesso, primeiro é importante escolher a meta e o subtipo de campanha, de acordo com os objetivos do seu negócio.

Se você tem o objetivo de alcançar mais pessoas e criar reconhecimento de marca, ou seja, tornar sua marca mais conhecida, você terá 4 subtipos de campanhas disponíveis: in-stream pulável, in-stream não pulável, bumper e outstream (que exibe anúncios em parceiros do Google).

Se seu objetivo é de consideração de marca, ou seja, se deseja que sua marca seja considerada no momento de decisão de compra, você tem 3 opções de subtipos de campanhas, como in-stream pulável e vídeo discovery, sequência de anúncios e shopping. 

Se o seu objetivo é gerar conversão, as metas recomendadas são tráfego do site, leads ou vendas, com subtipo de campanha de impulsionar conversões.


Agora, se o tipo de campanha que você escolheu vai de encontro com o objetivo da sua marca, tenha em mente que os vídeos utilizados nos anúncios também devem ser pensados de acordo com a sua meta. 

Se a ideia é atrair o usuário, o vídeo deve prender a atenção com recursos visuais e manter um ritmo rápido. Um enquadramento fechado, mostrando detalhes que sejam mais acessíveis para quem usa o YouTube em telas pequenas (mobile). 

Para campanhas de branding (marca), você pode apresentar o produto ou marca nos cinco primeiros segundos. E lembre-se de sempre usar o logotipo e a identidade visual da sua marca para que ela seja reconhecida rapidamente.


Como criar conteúdo de vídeo para anúncio no YouTube que converte

Atraia o seu público e deixe-o em sintonia

Ajude o consumidor a ouvir e ver sobre sua marca

Faça com que seu público pense e sinta algo em relação a sua marca (sentimentos bons, claro)

Leve o consumidor a uma ação.

Anúncios em vídeo que contam uma história com ação, com uma pessoa no centro dessa história, são interessantes para criar uma conexão com os consumidores, por serem “humanizados”. 

Se a meta é direcionamento, a recomendação são vídeos com destaque para a oferta ou ação desejada, dando instruções claras e incluindo uma chamada para ação (CTA) audível e visível. 

Para exemplos de boas práticas em anúncios de vídeo, você pode consultar a aba “Recurso adicionais” da página de Google Ads.

Gostou das dicas? Divida conosco seu canal do YouTube e se preferir, você pode contar com o Alpes Trends para criar a melhor estratégia de anúncios para o seu canal de acordo com o seu objetivo de negócio.

Ainda integramos leads de formulários nativos das plataformas de Google Ads no seu CRM de vendas e entregamos relatórios completos com análises feitas por especialistas para você aproveitar o seu investimento da melhor forma possível. Aproveite!

Referência

YouTube: explorando o potencial da plataforma para impulsionar seu negócio. Janeiro de 2021. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/video/youtube-explorando-o-potencial-da-plataforma-para-impulsionar-seu-negocio/>. Acesso em: 25/05/2021.

anúncios para YouTube como anunciar no YouTube anúncios de vídeo mídia de performance conteúdo para YouTube como impulsionar canal no YouTube melhores práticas para YouTube

02 Jun 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima