Como repensar o planejamento de mídia em cenário de crise

Leia-se “cenário de crise” como pandemia: a responsável por alterar toda a cadeia de marketing digital para empresas e comportamento do usuário. Mas hoje falaremos um pouco sobre o planejamento de mídia, dentro do marketing do Google.

Ter a perspectiva desse cenário partindo do universo do Google é uma grande vantagem, considerando que é uma empresa multinacional de serviços on-line e software.

O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo Google Ads. 

Além disso, o Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de cinco bilhões de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias.

Ou seja, descobrir como a pandemia nos obriga a repensar o planejamento de mídia não será problema. Vamos lá?


Concentre na intenção dos consumidores em tempo real

Segundo Joshua Spanier, VP de Mídia Global no Google, muitas campanhas planejadas foram deixadas de lado para seguir o caminho indicado pelos usuários, e o manual para capturar e gerar demanda foi deixado de lado.

A exemplo da maioria das organizações de marketing, as campanhas de multimídia geralmente eram baseadas nos momentos-chave do calendário e  planejamento de mídia tinha o objetivo de fortalecer esses momentos, com um começo, meio e fim. 

Como, por exemplo, um período de pré-lançamento - depois, um lançamento “épico”, sustentado por uma mídia contínua (e, muitas vezes, cara) de alto impacto, em canais pagos e proprietários - e, por fim, uma mídia escalada de resposta direta para captar a demanda ao longo do processo. 

Mas as coisas eram assim antes, no mundo pré-COVID-19.

A realidade atual forçou a sermos bem mais orientados pelo que as pessoas precisam, em vez de transmitirmos algo a elas em um momento pré-definido que nós escolhemos. 

Jogar fora esse manual exige que sejamos mais fluidos, dinâmicos e centrados em dados para trabalharmos com a intenção dos consumidores em tempo real. 


Explore tendências de consumo

Há diversas formas de pesquisar tendências de consumo e busca dos usuários da internet. Você pode usar o Google Trends e o Youtube para identificar o que as pessoas estão procurando no momento.

Por exemplo, na pandemia, a procura por compra de veículos aumentou consideravelmente, pois as pessoas procuram por mais segurança para se locomover e evitar o transporte público.

Você pode aproveitar esse momento para focar suas campanhas em venda de veículos novos e usados.

O horizonte da mobilidade no Brasil está mudando como todo o universo dos negócios, e usar estes dados a seu favor pode ser o fator chave para impulsionar a sua concessionária neste momento de pandemia. 

É claro que usar dados e insights para orientar ações de marketing não é nada novo. Ainda assim, é importante sempre garimpar insights para que isso se torne um recurso para orientar suas estratégias de marketing digital, com muito mais efetividade.


Invista para resultados imediatos

O marketing digital sempre nos prometeu rapidez, agilidade e relatórios transparentes. Mas a pandemia tornou o marketing um desafio, e é preciso colocar os pés no chão quanto a essa promessa. 

Assimilar a flexibilidade e a mobilidade da mídia digital, de uma hora para outra, e tomar decisões que costumavam levar dias ou semanas, agora estão sendo tomadas em questão de horas. 

Planos de mídia são montados de maneira mais crua, e as análises precisam ser mais colaborativas, já que todos dividem o mesmo senso de urgência para fazer o trabalho.

Com a pressão sobre gastos não essenciais, também é necessário ser rápido para, quando a performance ficar abaixo do previsto, desligar os aparelhos mais cedo do que seria feito normalmente. 

Se uma campanha que estava indo bem, por exemplo, começou a piorar de desempenho com a crise da COVID-19, em outros tempos, seria normal esperar por semanas, enquanto pensa em novas ideias, outras opções e realiza testes para melhorar a performance. 

Em vez disso, é preciso reconhecer o custo de oportunidade, derrubar a campanha e realocar recursos para campanhas que tenham melhor desempenho.

E é nesse momento que as empresas precisam reconhecer que gastos em marketing levam a resultados imediatos. 

Ter essa rapidez e urgência em um momento tão específico é algo benéfico e manter essa disciplina deveria ser critério até quando a pandemia acabar. Pois favorece o orçamento e performance de campanhas, gerando mais resultados efetivos.


Aposte na mídia comprovada e atribuível

Confiar mais em canais e táticas com resposta direta comprovada, nos quais possamos ver, acompanhar e mensurar o retorno do investimento de maneira imediata é o ideal para um planejamento de mídia ter o sucesso esperado.

Isso não quer dizer necessariamente que todas as campanhas de marca deverão ser suspensas, mas é preciso redobrar o cuidado para garantir que o seu impacto será maximizado. 


Não esqueça a experiência do usuário

Tempos de pandemia requer ainda mais cuidado com a experiência do usuário, que passou seus hábitos de consumo para o ambiente digital.

Você pode oferecer uma experiência de compra de carros novos e usados de maneira on-line através de plataformas com a exibição dos veículos em 360° otimizada para converter mais visitantes únicos em compradores de carros, através do Alpes 360°.


Pode realizar o atendimento em tempo real através do Live Car Shopping, um sistema totalmente inovador que oferece, através do site ou até mesmo landing pages, salas de vídeo chamadas que unem os clientes a seus vendedores, e ainda gera dados sobre a chamada e o seu cliente é integrado diretamente no seu CRM, se tornando um lead.


Para as campanhas de Google Ads, você pode contar com o Alpes Trends, um serviço para criação de campanhas com foco em geração de leads, liderada por um time de especialistas prontos para criar um planejamento de mídia e estratégias focadas no seu objetivo de negócio, maximizando sua carteira de clientes e suas vendas. 


Você também recebe análises automatizadas dentro de uma plataforma própria que ajuda não só nosso time no acompanhamento e otimização de campanhas, mas ajuda você também a visualizar o cenário de investimento e resultado das suas campanhas.

Conheça todos os serviços oferecidos pela Alpes.One e leve sua concessionária ao topo! 

vendas on-line comprar carro on-line marketing digital gerenciamento de marketing digital geração de leads campanhas google ads planejamento de mídia anúncios do google performance

12 May 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima