Dados do novo varejo automotivo segundo o Google (Carros Novos, Seminovos/ Usados, Serviços/ Peças)

De acordo com uma pesquisa do Google feita por Bruna Terra, Especialista em Varejo Automotivo, o Brasil já atingiu uma maturidade digital com 75% de penetração da internet, sendo 136 milhões de brasileiros conectados.

Já sabemos que o comportamento do consumidor está mudando, pois eles precisam de mais opções e mais informações sobre o que desejam comprar. 

Mais curiosos e exigentes, os consumidores avaliam muitas opções em um curto período, e buscam por controle e conveniência.

Isso os torna mais empoderados, com acesso ilimitado à informação, produtos e serviços 24h por dia, criando alta expectativa, e o que era “surpreendente” há alguns anos, hoje é o novo comum.

O comportamento do consumidor mudou também na indústria automotiva no Brasil para a compra de carros novos, usados, peças e utilização de serviços.

Vamos te contar as 3 tendências globais que impactam a indústria automotiva e o que as concessionárias podem fazer hoje para se preparar para esse cenário.


3 tendências globais que impactam a indústria automotiva

Como dissemos acima, os consumidores possuem mais opções e mais informações através de pesquisa on-line em todos os formatos.

Com total controle e conveniência através da utilização do celular como ferramenta de conexão com o mundo físico, a pesquisa on-line se torna parte fundamental do processo de compra.



O Google é o principal meio de obter as informações desejadas, considerando que 95% dos compradores de carros novos, 91% de compradores de carros usados e 82% de compradores de peças e serviços utilizaram o site de busca para iniciar o processo de compra.

Porém, as informações buscadas variam por negócio:


Vídeos on-line também trazem novas perspectivas e informações para o processo de decisão, e os tipos de vídeos assistidos no YouTube também variam:


235 milhões de smartphones ativos no Brasil, comprovando como o celular é uma importante ferramenta de conexão com o mundo físico.

87% dos compradores de carros novos e usados e 60% dos compradores de peças e serviços usam o celular em qualquer momento do processo de compra.

E 86% dos compradores de carros novos e 81% dos compradores de carros usados utilizam o celular dentro da concessionária e/ou oficina.

Metade do tempo de pesquisa por carros novos e usados é passado no celular e mais de 50% das visitas aos sites são abandonadas se o site demora mais de 3 segundos para carregar.

Agora, choquem: No Brasil, os sites demoram 15,8 segundos para carregar completamente no celular.

Já pensou quantos clientes você perdeu nesse processo? 

Para evitar isso, você pode aproveitar o sistema da Alpes Guepardo Sites/Landing Pages, desenvolvido em 2 formatos como parte do sistema de websites, voltado ao varejo com CMS próprio, e com tecnologia focada na melhor UI/UX do mercado automotivo e que deixa o seu site voando! 

Outra tendência (extra Google), está em relação ao aumento de venda de carros seminovos e usados, uma promessa para 2021 e que mes estamos em analisando passando insights a voces.


O papel das concessionárias está mudando no processo de compra

O que acontece “antes” da concessionária vem ganhando cada vez mais relevância, resultando em uma queda no número de visitas às concessionárias e, consequentemente, uma queda no número de test-drives realizados.

Já o interesse na compra de carro on-line vem crescendo, em 2016, o interesse era de 72%, hoje, é de 92%.

O interesse pela compra on-line traz clareza sobre as fortalezas e fraquezas da experiência do consumidor na concessionária:



Porém…



Quais as oportunidades imediatas para concessionárias no Brasil?

O que a concessionária pode fazer hoje para se preparar para o “futuro” digital?

Sejamos sinceros que o futuro digital já chegou, e se você não se preparou para esse momento, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. 

Veja o que pode ser trabalhado para atingir mais clientes e aumentar suas vendas em tempos digitais:


Concessionária aberta on-line através do Google Meu Negócio

Ofereça para o consumidor todas as informações que ele precisa sobre a concessionária.

70% dos compradores de carros brasileiros pesquisam on-line que concessionária visitar, sendo: 

56% Preços

42% Horários de Funcionamento

39% Endereço

33% Promoções e Ofertas

32% Telefone/formas de contato

29% Avaliações e recomendações

21% Serviços oferecidos

20% Opções de financiamento e consórcio

Portas de entrada digital para a sua concessionária: ofereça novas formas de contatar a sua loja.



Garanta que a loja esteja aberta fisicamente e digitalmente. 

Mas como? 

  • Horário de funcionamento e endereço, telefone e site corretos;

  • Fotos internas e externas;

  • Atenda as ligações;

  • Responda os comentários;

  • Acompanhamento de novas métricas de intenção de compra além do preenchimento do formulário/cadastro.



Além disso, o Google Meu Negócio permite o acompanhamento de métricas que podem ajudar no gerenciamento da concessionária, com dados como:

  • De onde vêm os consumidores que visitam a minha concessionária?

  • A promoção que fiz semana passada gerou mais rotas traçadas e ligações?

  • Qual é o dia da semana e horário com mais ligações ou mais rotas traçadas?

  • Quais são as fotos mais vistas?


Capture a demanda

Direcione o interesse por carros novos para a sua concessionária. Converta em vendas os contatos realizados via leads ou ligações.

Todos os meses ocorrem, em média, 70 milhões de buscas por carros no Google. E a busca está diretamente relacionada com as vendas.

E parte dessa demanda, já é capturada pelas montadoras e direcionada para as concessionária via leads:



E outra parte dessa demanda, é direcionada para as concessionárias via Google Meu Negócio:


O ponto essencial de manter seu negócio no Google Meu Negócio é você captar clientes que não queiram oferecer seus dados no momento de preencher um formulário e se tornar um lead para sua concessionária.

Portanto, lembre-se de olhar além do lead, pois metade dos compradores de carros não preenchem leads, utilizaram outros recursos oferecidos pelo Google Meu Negócio, como ligar e como chegar.


Crie demanda

Garanta visibilidade das ações que está fazendo dentro da sua concessionária e faça novos consumidores considerarem comprar com você.

Se você é apegado à mídia off, como TV, por exemplo, saiba que pode promover a sua concessionária na internet e atingir muito mais pessoas.

40% dos compradores de carros assistem menos de 30 minutos de TV por dia. Em contrapartida, há 120 milhões de usuários no YouTube, com alcance de 92% em toda a população brasileira.

Ao anunciar no YouTube, você também economiza em recursos de publicidade, considerando que anúncios do YouTube TrueView:

  • Só se paga quando alguém assiste seu vídeo até o final (ou acima de 30s);

  • O Consumidor tem a possibilidade de "pular" o vídeo depois de 6 segundos;

  • 20%-40% taxa de visualização dos vídeos;

  • O custo por visualização é eficiente, com concessionárias pagando menos de R$0,10 por visualização em média.

Aqui te contamos como impulsionar o seu negócio com o YouTube.

A leitura digital também está tomando o lugar de revistas impressas: 

Tiragem média da revista Quatro Rodas de 195 mil exemplares impressos vendidos, para 2,7 milhões de acessos on-line.

Já a Folha de São Paulo, de 190 mil exemplares impressos para 23,5 milhões de acessos on-line.

Portanto, leve sua concessionária ao consumidor, ao invés de levar o consumidor até sua concessionária. 

Você pode fazer isso com vários serviços oferecidos pela Alpes.One. Temos um shopping de soluções próprias e parceiros que desenvolvem o que há de melhor em performance no marketing digital para levar a sua concessionária rumo ao topo! 

Ainda oferecemos relatórios personalizados e completos de todos os serviços, comentado por especialistas que facilitam a tomada de decisão para correções e melhoria contínua do seu negócio na internet. 

Entre em contato agora mesmo e garanta a presença digital da sua concessionária onde o seu cliente está! 

Referência: 

TERRA, Bruna. O novo varejo automotivo Liderando a mudança no Brasil. 

16 Jun 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima