Google Ads - Como montar uma campanha Omnichannel e fazer um lead ir até sua loja?

Você já ouviu falar em estratégia omnichannel? 

Ela vem sendo cada vez mais usada por organizações de todo o mundo, pois trata-se de uma estratégia que abre novos caminhos para a empresa.

Seu principal benefício, entre tantos outros, está em atender a demanda dos clientes por uma experiência de compra mais completa por reduzir as restrições entre os meios on-line e off-line.

Vamos entender um pouco mais sobre o que é essa estratégia e assim visualizar como ela pode trabalhar a seu favor, fazendo com que o seu lead vá até sua loja. 


O que é omnichannel?

A estratégia omnichannel surge a partir de uma evolução do já conhecido conceito multicanal. 

Porém, busca-se não apenas ter vários canais, mas integrá-los para fornecer ao cliente uma experiência de compra perfeita e completa.


Essa estratégia propicia a integração entre as lojas virtuais, lojas físicas e os consumidores, ampliando as possibilidades de interação, eliminando qualquer diferença entre o mundo off-line e o on-line.

Entre os serviços disponibilizados para os clientes através de uma estratégia omnichannel são:

  • Disponibilização nas lojas virtuais e físicas das mesmas ofertas e produtos;

  • Criação de espaços virtuais (aplicativos, chats e fóruns) especializados nos seus produtos para que o cliente possa receber dicas ou tirar dúvidas sobre eles;

  • Opções para a entrega do produto: retirada em uma das lojas físicas ou recebimento em casa;

  • Sistema integrado para que o cliente possa resolver questões relacionadas ao pós-venda, tanto na loja física quanto na virtual, independentemente de qual modalidade tenha sido usada para a compra.

É uma estratégia que  proporciona ao cliente maneiras diversas de satisfazer suas necessidades onde e quando desejar, sem qualquer restrição — de espaço, tempo ou meio.

E sabemos o quanto é importante focar suas estratégias na experiência do seu cliente, certo?


Por que usar uma estratégia omnichannel?

Uma estratégia omnichannel serve não apenas para melhorar suas vendas, mas também para aprimorar o relacionamento da sua empresa com seus clientes. 


Aprimoramento da infraestrutura tecnológica

A infraestrutura tecnológica vai fornecer mais ferramentas de rede e comunicação para facilitar a colaboração e integração entre os colegas de trabalho, acessar vendedores, estoques ou centros de serviços.


Crescimento das expectativas dos clientes

As demandas dos clientes tornam-se cada vez mais sofisticadas em um mundo conectado. 

Assim, a única maneira de atender e superar suas expectativas é integrar os canais on-line e off-line de forma eficiente.


Aumento da disponibilidade da empresa

Quando as empresas reconhecem que os mundos on-line e off-line podem ser um só mundo para melhorar a experiência do cliente, elas abrem suas portas para um atendimento contínuo. 

Ou seja, ainda que as lojas físicas estejam fechadas, as lojas virtuais estão prontas para entregar o mesmo serviço. 


Como utilizar uma estratégia omnichannel na sua concessionária para gerar mais vendas?

É óbvio que as visitas a sua concessionária de automóveis são importantes para sua empresa.

Para utilizar uma estratégia omnichannel e integrar interações on-line e off-line você pode usar o rastreamento de conversão de visitas à loja para ajudá-lo a ver como seus anúncios influenciam as visitas à loja.

Muitos consumidores realizam pesquisas on-line antes de comprar na loja, e o Google Ads pode afetar as decisões de pesquisa on-line que levam a visitas à loja. 

As visitas à loja ajudam a medir o valor total de seus anúncios online, contabilizando as conversões adicionais que acontecem off-line. Usando as visitas à loja, você pode otimizar suas campanhas para desempenho omnichannel e maximizar o retorno total sobre os gastos com publicidade em canais on-line e off-line.

E para isso, você pode utilizar 2 tipos de campanhas disponíveis no Google Ads, que integram estratégias omnichannel.

Você pode desenhar diferentes estratégias para elas trabalharem juntas e da melhor forma. 

A melhor prática no mercado é o uso das Campanhas Locais como esforço constante de mídia (Always-on), com o uso das Campanhas de Inventário Local para promover os produtos de maior margem, busca ou promoção. 


Campanhas Locais

As Campanhas Locais são utilizadas para promover sua loja física através do Google Ads e possuem o objetivo de impactar as pessoas certas e levá-las à sua loja.


A campanha local interage com as pessoas aumentando a probabilidade de levá-las às lojas independente do canal em que navegam, como Google, rede de Display, Google Maps e YouTube.

De acordo com o Google, nos últimos 2 anos, ocorreu um aumento de 85% nas buscas em celular por “onde comprar” e “onde está a loja”.

Veja como funcionam as Campanhas Locais no Google.

Para que esta campanha funcione baseada na estratégia omnichannel, é preciso seguir alguns passos e garantir que o seu negócio esteja presente em diversas ferramentas que o ajudarão a levar mais tráfego para sua loja, como:

  • Inserir a sua loja no Google meu Negócio e vincular sua conta ao Google Ads;

  • Ativar as extensões de local na conta do Google Ads para medir o histórico de visitas;

  • Ativas Campanhas Locais após criá-las.


Campanhas de Inventário Local

Já esta campanha é a vitrine da sua loja na palma da mão das pessoas.



Ela promove os produtos que estão disponíveis nas lojas próximas à pessoa, permitindo a compra on-line e a retirada do produto na loja.

De qualquer forma, o cliente estará muito mais preparado para a compra quando chegar à loja, o que aumentará o giro e a rentabilidade da visita.

Também de acordo com o Google, 81% dos usuários checam se o produto está em estoque antes de ir para a loja comprar.

Veja como implementar a integração do seu inventário local no Google.

Neste caso, para ativar a estratégia omnichannel, o caminho é esse:

Ufa, é um caminho e tanto até aqui. Mas a estratégia vale a pena e trará para a sua concessionária muito mais clientes e vendas.

A boa notícia é que você pode contar com a Alpes.One para criar estratégias e campanhas omnichannel para sua loja enquanto você cuida de outras estratégias da sua concessionária.

É o cenário ideal poder contar com profissionais especializados em campanhas do Google Ads e na experiência do cliente que podem cuidar de toda a estratégia e execução de campanhas, não é? 

Ainda oferecemos análises automatizadas dentro de uma plataforma própria que ajuda não só nosso time no acompanhamento e otimização de campanhas, mas ajuda você também a visualizar o cenário de investimento e resultado das suas campanhas.

Não perca mais tempo e aproveite o Alpes Trend, o serviço da Alpes.One que vai levar sua empresa rumo ao topo com estratégias de campanhas omnichannel que funcionam para o seu negócio! 

omnichannel estratégias omnichannel google ads campanhas locais do google multicanal estratégias omnichannel para concessionárias conversão off-line

05 May 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima