Marketing para Facebook/Instagram: quais são as tendências para 2021?

Facebook divulgou um relatório (plan and go 2021) com as principais informações sobre os seus produtos. Por meio desses dados, será mais fácil planejar as ações da sua concessionária nas redes sociais. 

Neste artigo, vamos mostrar quais são os pontos mais importantes do relatório, destacando as suas características e os impactos que eles podem trazer para o seu negócio. 

Descubra agora mesmo o potencial das redes sociais para as suas estratégias. 

Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.  

Presença online constante 

A presença online deve ganhar ainda mais força no próximo ano. Para se ter uma ideia, 2,4 bilhões de usuários no mundo acessam, pelo menos, um dos aplicativos do Facebook. Já 180 milhões de negócios que utilizam essas soluções para se conectar com os consumidores.  

E o que isso significa? 

Enquanto você está lendo este conteúdo, provavelmente, centenas de concessionárias estão fechando vendas no ambiente online. Se quer conquistar um diferencial competitivo no mercado, é fundamental construir uma conexão com os seus seguidores. 

No entanto, vale um alerta. A publicação nas redes sociais não pode ser feita de qualquer forma. É importante desenvolver um planejamento, interagir com os seguidores e monitorar todos os resultados. 

Dessa forma, você consegue entender quais foram as ações positivas e quais são aquelas que merecem um ajuste. 

Para desenvolver o trabalho com eficiência, recomendamos contar com o apoio de uma empresa especialista no assunto. A Alpes One é uma referência no mercado quando o assunto é Tecnologia de Performance. 

Com o apoio de especialistas, a sua página na internet terá um conteúdo relevante e exclusivo para os seguidores. A equipe da Alpes tem expertise nas principais redes sociais do segmento automotivo: Facebook, Instagram e LinkedIn. 

O mais interessante é que você também pode construir campanhas personalizadas para Facebook/Instagram Ads e LinkedIn Ads. Assim, pode aumentar o seu alcance, engajamento e o número de leads nas redes sociais.

Experiências mais imersivas 

A inovação é essencial em qualquer estratégia de marketing. Antes de colocar a mão na massa, pense se o usuário pode ver todos os detalhes do carro, quais são as sensações que a mensagem traz para as pessoas, entre outros detalhes. A experiência imersiva retém a atenção do usuário e amplia a assimilação do conteúdo.

Você também deve investir em anúncios de realidade aumentada. Dê opções para que o seguidor interaja com o conteúdo, como se estivesse dentro da concessionária. 

Jeep Brasil é um ótimo exemplo de marketing nas redes sociais. A marca, que está no mercado desde 1943, conquista grandes resultados com o Facebook. Quando o usuário clica em um anúncio da Jeep nesta rede social, ele é encaminhado para o site da empresa. 

O visitante da página pode conhecer mais detalhes sobre os automóveis e até conversar com vendedores sem sair de casa. 


Para promover a marca, a empresa utilizou três recursos interessantes, que são denominados de anúncios em vídeo, pixel no Facebook e medição. 

  • Anúncios em vídeo: construiu conteúdos atraentes para prender a atenção do público; 

  • Pixel do Facebook: código que é incorporado no site para verificar o número de conversões dos seus anúncios; 

  • Medição: mensuração de resultados para analisar o impacto de cada ação. 


Veja abaixo os números da Jeep, segundo o Facebook. 

  • 8,9% mais vendas incrementais;

  • 3,64X maior ROAS2 para vendas de carros na concessionária;

  • 3,9 pontos incrementais em favorabilidade*;

  • 2,4 pontos incrementais em intenção de compra.


Stories

O Stories é uma forma interessante para contar uma história. Ele foge do padrão tradicional de postagens, uma vez que o material é mais criativo e dinâmico. 

Diariamente, são compartilhados 1 bilhão de Stories (Instagram, Facebook, WhatsApp e Messenger). E as empresas já perceberam a força dessa ferramenta. Cerca de quatro milhões de anunciantes compartilham novidades por meio dos Stories - Facebook,Instagram e Messenger.

Vídeos 

A ferramenta Facebook Watch permite que as marcas mantenham uma comunicação por vídeo com os seguidores. E os números comprovam essa tendência: 1,25 bilhões de usuários visitam o Watch mensalmente. 

Já 70% dos anúncios de vídeo são visualizados de forma integral e grande parte das pessoas assistem ao conteúdo com o som ligado. 

Para ter sucesso com essa plataforma, conte histórias de longa duração, mostrando todos os detalhes do carro. Outra dica interessante é sempre incluir pessoas nas filmagens para que o público perceba a felicidade dos clientes enquanto entram no veículo.

Lives 

Já pensou em divulgar o lançamento do ano por meio de lives? Em 2021, essa ferramenta pode ser uma ótima oportunidade para as concessionárias, especialmente porque ainda estamos em isolamento social causado pelo novo coronavírus. 

Quem aposta nessa estratégia pode alcançar um público que tem entre 18 a 34 anos. Segundo o relatório divulgado pelo Facebook, 51% dos usuários, que representam essa faixa etária, assistiram, pelo menos uma vez, a uma apresentação ou show ao vivo desde o início da pandemia. 

As empresas de vários segmentos têm aproveitado os recursos do Facebook para inovar em suas campanhas e surpreender a audiência em cada interação. O esforço está sendo recompensado com ótimos resultados. 

A BTG Pactual, por exemplo, conquistou três vezes mais clientes no mercado financeiro.Já as Casas Bahia teve um retorno de 42,8% sobre investimento de mídia com as vendas online free. 

No segmento da moda, a C&A alcançou a marca de 1,2 milhões de usuários com intenção de compra declarada. 

Os setores de bens de consumo e de viagens também foram impactados pela estratégias na rede social. A Vanish teve 4,2 pontos incrementais emlembrança de anúncio, enquanto a Decolar atingiu 11 incrementais em intenção de compra em nosso país. No Auto, a Fiat foi o grande destaque com 20,1% de leads incrementais.  

Percebeu os impactos que o Facebook pode trazer para uma marca em vários segmentos? Apesar do ano pandêmico, podemos tirar importantes lições desse período, como o foco no ambiente digital, campanhas bem elaboradas na rede social e o pensamento na experiência do cliente.

Facebook Instagram Tendências 2021

06 Jan 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima