Novas maneiras de mensurar suas campanhas digitais no Google em tempos de COVID-19

Você sabe como mensurar suas ações de marketing? Será que a pandemia da Covid-19 impactou também nos resultados, além apenas na forma de se fazer marketing digital e posicionar sua marca? 

Provavelmente essa pergunta atinge muitas empresas que investem em marketing para estarem vivos no mundo digital, uma das principais mudanças no mundo dos negócios que a pandemia trouxe, a ascensão da internet de maneira extremamente veloz.

E… será que você deveria mesmo mensurar suas ações de marketing em uma época como essa?

A resposta é sim, claro! Principalmente neste momento, que ninguém quer perder dinheiro, e sim conquistar mais clientes.

Se você é o responsável pelo trabalho de mensurar suas campanhas de marketing ou uma equipe, a pergunta correta a se fazer é: por onde começar?

De acordo com Avinash Kaushik, da equipe de Strategic Analytics do Google, para enfrentar a mensuração de resultados de campanhas de marketing, eles identificaram cinco estratégias para mensurar campanhas e decidir quais critérios iriam utilizar para pausar ou continuar campanhas com as campanhas ativas.

E trouxemos essas estratégias para você, que passa pelos mesmos questionamentos e precisa de uma mãozinha neste momento turbulento que o marketing digital (e todo o resto do mundo) está passando.


Como identificar campanhas que devem ser pausadas

Com base na localização

Regiões, estados e delimitações geográficas mudam suas normas de distanciamento social a todo momento, alterando assim o comportamento das pessoas, isso afeta a estabilidade da sua campanha e, acredite, você precisa de estabilidade para comparar comportamento de usuários entre uma região de controle e outra região de teste. 

Também, por isso, testes de geolocalização não são recomendados neste momento ou campanhas de pesquisa on-line para compra off-line. 

Se você faz campanhas mas depende da presença do cliente na loja para fechar a venda, fique atento a isso!


Objetivos de curto prazo

Sabe seus objetivos de longo prazo, que você pensa em passar para curto prazo porque quer resultados imediatos? Desiste!

Neste momento de grandes mudanças a todo o momento, talvez você não consiga KPIs de curto prazo e eles não irão trazer nenhum aprendizado útil para o futuro.

Já os objetivos de longo prazo, vale rever e definir se são realmente relevantes. Se sim, tenha paciência, pois eles têm mais probabilidade de trazer resultados no futuro.


Projetos Estratégicos

Não é mais novidade que os hábitos de consumo de mídia dos consumidores mudaram muito.  

Segundo Kaushik, houve um aumento no consumo de notícias on-line e de TV convencional em todo o mundo. Mas, no Brasil, o comportamento no YouTube mudou durante a quarentena.

Assim, com o aumento da demanda, os serviços de streaming como o próprio YouTube e também Netflix reduziram a qualidade de vídeo e economizaram no uso de banda.

Ainda não está claro se essas mudanças irão mudar para sempre os hábitos dos consumidores ou se serão apenas passageiros, mas é importante aproveitar esses aprendizados para levá-los para um momento pós-covid.

Aqui te contamos um pouco como impulsionar seu negócio com o YouTube.


Cronogramas irreais

Se o lançamento de uma campanha depender de algum cronograma crucial para o negócio, siga em frente e não se preocupe em fazer uma mensuração ideal. 

Uma ótima mensuração sempre requer um tempo extra para planejar, avaliar e adotar os instrumentos necessários. 

Informe seus executivos que este pode não ser o melhor momento para esse tipo de abordagem. 

Mas se essa mensuração ideal for algo inegociável em alguma campanha, não se esqueça de dar a você mesmo mais tempo, tendo em vista a situação atual.


Melhores práticas para campanhas neste momento

Foco nas principais campanhas e canais

Como falamos no início deste texto, é claro que não é recomendado que você pare de mensurar todas as suas campanhas.

Por isso, em campanhas grandes, continue aplicando elementos analíticos correspondentes ao longo de todas as suas mensurações estratégicas.

É importante ter a certeza de que você está fazendo investimentos responsáveis.


Faça pré-testes remotos dos criativos

É importante entender o que as pessoas acham do tom dos seus anúncios, principalmente em uma época como esta, em que um só deslize pode impactar a imagem da sua marca de maneira muito duradoura.

Por isso, é essencial realizar pré-testes para criativos novos para prever o desempenho. Kaushik recomenda testar novamente os criativos usados antes da pandemia de Covid-19, para garantir sua eficiência e relevância, evitando, assim, correr riscos e soar mal para o público.


Foco em meta-análises estratégicas e de cross-marketing

Alguns profissionais de marketing olham para os dados como árvores isoladas, e não como se formassem uma floresta. Para aproveitar a situação atual, tente enxergar os dados como uma floresta. 

Foque na eficiência dos canais digitais para entregar valor em todas as iniciativas de marketing e assuma uma campanha omnichannel


Invista em melhorias estruturais

Caso você tenha reduzido suas ações de mensuração de grandes campanhas, talvez seja a hora de colocar em prática algumas melhorias estruturais na sua capacidade analítica. 

Avinash Kaushik garante que o Google continua trabalhando para otimizar e aperfeiçoar os relatórios e os ritmos de análise em todos os pontos de contato para os parceiros de negócio.

Apesar de não esperarmos que esse cenário dure ainda muito tempo, é fato que o marketing digital mudou a forma como as empresas lidam com o mercado e é preciso lidar com esta realidade. 

Dessa forma, as estratégias de mensuração precisam ter a mesma agilidade demonstrada pelos demais processos do marketing para responder a esse cenário de mudança constante.

Para isso, conte com a Alpes Trends para planejar as melhores estratégias para sua campanha de mídia e realizar a mensuração e análise de resultados, tudo feito por uma equipe especialista que trabalha em busca dos melhores resultados pelo menor investimento, em qualquer cenário.

De acordo ainda com Avinash Kaushik, este pode ser o momento perfeito para investir no planejamento e melhoria das suas estratégias de análise além de 2021. 

Referência: Kaushik, Avinash. Por dentro do marketing do Google: novas maneiras de mensurar suas campanhas em tempos de COVID-19. Abril de 2020. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/dados-e-mensuracao/como-mensurar-campanhas-covid-19/>. Acesso em: 16/06/2021.

estratégias omnichannel google ads marketing digital gerenciamento de marketing digital geração de leads campanhas google ads planejamento de mídia anúncios do google performance

23 Jun 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima