O que as campanhas de vídeo no YouTube revelam sobre o futuro da criatividade

Criatividade e uma boa estratégia é o que as empresas precisam para se destacar em um mar de conteúdo, que está recebendo cada vez mais atenção dos consumidores e trazendo aos anunciantes novas oportunidades de alcançá-los em seus principais interesses.

Por isso, nota-se que nunca se fez tanto streaming de vídeo como atualmente. Desde esporte, ao autocuidado, as marcas têm que saber se destacar. E isso só é alcançado através da personalização de anúncios.

Dessa forma, é possível contar com a participação dos consumidores para ampliar fronteiras para se conectar melhor com sua audiência.

O YouTube Works, uma celebração global que ocorre anualmente, é o reconhecimento de todo esse trabalho criativo e estratégico dentro da plataforma, que seleciona as melhores campanhas no YouTube que, além de terem conquistado o público, também geram resultados.

Para te inspirar e dar uma mãozinha na referência de como ser criativo e estratégico em campanhas no YouTube, trouxemos algumas vencedoras globais do YouTube Works em 2020.


Personalização em Vídeo

Sabe quando você vai assistir um vídeo no YouTube e é interrompido várias vezes por anúncios? A primeira coisa que você faz é pensar em pular o anúncio e seguir consumindo o seu vídeo.

Nesse tempo de alguns segundos, em que você nota o anúncio e se move para clicar em “pular”, com certeza você escuta pelo menos 3 segundos sobre o que anúncio fala, certo?

Já pensou em usar seu vídeo como um complemento do vídeo que o seu espectador está assistindo?

Você já se perguntou por que as pessoas pulam os anúncios? A resposta é que, na verdade, certamente se você visse por 3 segundos um anúncio sobre algo que te agrada, certamente não iria pulá-lo.

As pessoas têm preferências diferentes. E elas não odeiam anúncios, elas apenas odeiam anúncios ruins que não agregam nada em sua experiência, conhecimento e/ou necessidade.

E isso pode ser resolvido graças à personalização de anúncios que requer apenas um pequeno ajuste para atender às necessidades das pessoas, ao invés de exigir que você crie milhares de anúncios para milhares de pessoas diferentes.

E foi isso que a Samsung fez nos Estados Unidos para sua campanha do Galaxy Note10. Adotou uma abordagem mais personalizada ao invés de um criativo único.

Através de pesquisas, eles identificaram três segmentos-chave de audiência: gamers, criadores e empreendedores - e que cada segmento procurava por vídeos sobre “como fazer”. 

Então utilizaram a ferramenta do YouTube de nome “Diretor Mix” e criaram anúncios que tinham um visual e uma sensação semelhante aos conteúdos que as pessoas estavam prestes a assistir e, com base no que o espectador precisava, cada anúncio mostrava como o novo celular poderia ajudar.

Muito tecnológico e futurista isso para você? Mas é possível realizar esse tipo de personalização no seu anúncio de vídeo no YouTube.

O resultado foi o aumento de 557% na consideração do espectador, 27% de aumento entre os não usuários da Samsung e 900 mil visitas às lojas da marca.

Mais uma vez, resultados provando como as mídias on-line garantem o sucesso da sua loja física.

A Samsung ganhou o YouTube Works na categoria Media Innovation, e você pode conferir o vídeo logo abaixo:



Deixe uma mensagem, não em um argumento de venda

A Avon provou como, às vezes, anúncios não são anúncios com o poder e a influência dos tutoriais, conteúdo consumido por 79% das pessoas que consomem beleza e acreditam que os reviews e tutoriais atuam como teste físico dos produtos e ajudam a decidir o que comprar.

Então, através de parcerias com criadores de conteúdo do universo da beleza, realizou uma live de 8 horas usando o formato do YouTube Premieres.

A live abusou de diferentes tutorias de maquiagem e ofertas exclusivas para os produtos em destaque. 

Essa criatividade e ousadia rendeu 3x mais visitas ao site e aumento de 36% nas compras on-line.

Deixamos o vídeo abaixo para você conferir e se inspirar!


 


Cocriação: envolva seus consumidores no processo

A cocriação é uma estratégia que traz agentes externos para dentro dos processos da empresa com o objetivo de produzir, juntos, um resultado mutuamente valorizado e fomentar a inovação, claro.

Além de obter insights do público, é possível envolvê-lo diretamente na comunicação sobre os produtos.

Diferente do Brasil, em que as empresas selam uma briga de concorrência “silenciosa”, nos Estados Unidos a competição de marca é a alegria dos profissionais de marketing e publicidade.

A Kellogg 's lançou, na Coreia, uma campanha que tinha por objetivo aumentar o conhecimento de marca e recrutar um grupo de consumidores para degustar uma edição especial de cereais.

Há 16 anos, o cereal Green Onion da Kellogg`s ficou em segundo lugar em uma antiga competição de marca e o mesmo produto voltou nesta campanha, que pedia uma “desculpa” bem-humorada aos consumidores apaixonados pelo produto por não terem vencido a competição.

Utilizando anúncios bumpers, de 6 segundos no TrueView Discovery, e a ferramenta de segmentação avançada de audiências para atrair a atenção e convidar os clientes a ajudar a reinventar o produto como parte de uma equipe de degustação. 

E o resultado foi o esgotamento do produto nas prateleiras e o aumento de 17% na participação de mercado coreano. 

Foram recrutados 14 mil pessoas para o grupo de teste de sabor e eles receberam 1.400 novos assinantes em seu canal no YouTube.

Por aqui ainda não aprendemos coreano, mas dá para notar como o humor no comercial é muito presente: 


 


Você compraria o cereal se vendesse aqui no Brasil só por esse comercial, né?

É por isso que incentivar os clientes a fazer parte da jornada da sua marca, criar emoção e gerar engajamento faz as pessoas falarem dela. Consequentemente o conhecimento de marca vem!


Anúncio criativo para concessionárias de automóveis


Outra marca que apostou nessa ideia e criou uma experiência interativa foi a Volkswagen da Suécia.

Principalmente em uma situação como a que estamos vivendo, em que é necessário o isolamento social e as pessoas não podem ir onde quiserem, a ideia foi levar o lugar até as pessoas.

Dessa forma, a Volkswagens criou o showroom mais remoto do mundo: o “não showroom”, ao levar os motoristas em uma viagem apaixonante para mostrar o Passat Alltrack, ajustado ao inverno de 2020.

E assim, ao invés de listar os benefícios do carro, como é feito por todas as montadoras, até o momento, a VW criou uma caça ao tesouro.

Eles esconderam pistas nos anúncios para que as pessoas pudessem utilizar e encontrar coordenadas até chegar ao paradeiro do carro no “não showroom” e a primeira pessoa que encontrasse, ganhava o automóvel.


 


Deu vontade de procurar, né? 

Essa campanha interativa contribuiu para um aumento de 669% no tráfego do site e também venceu o YouTube Works nas categorias Grand Prix e Media Innovation.

Portanto, ao pensar na sua próxima campanha de vídeo, aproveite essas referências e todas as ferramentas que o YouTube oferece para alcançar mais consumidores e aumentar seus resultados.

Você também pode contar com o shopping de soluções próprias para marketing digital da Alpes.One

São diversas ferramentas e plataformas próprias e de parceiros que desenvolvem o que há de melhor em performance para o seu negócio. Além de contar com profissionais especialistas que podem ajudar no crescimento da sua empresa, tanto em estratégias, quanto em execução de campanhas, para você alcançar o melhor resultado! 


Referência: LEVY, Tara Walpert. YouTube Works: o que as campanhas de vídeo mais eficientes do mundo revelam sobre o futuro da criatividade. Março de 2021. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/video/youtube-works-awards-personalization>. Acesso em: 23/06/2021.

anúncios para YouTube como anunciar no YouTube anúncios de vídeo mídia de performance conteúdo para YouTube vídeos eficientes para YouTube conteúdo criativo

30 Jun 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima