Qual o horizonte da mobilidade no Brasil?

A pandemia de Covid-19 nos trouxe reflexões não somente em relação à transformações tecnológicas e no comportamento do consumidor - assuntos já bastante comentados - mas também em relação à mobilidade no Brasil e no mundo.

É um pilar diretamente relacionado à estrutura da sociedade e não pode ser negligenciada. 

Segundo a ONU, até 2050, 70% da população mundial viverá em áreas urbanas. Atualmente este número está em 55%. 

Em um cenário de pandemia, o questionamento sobre como a mobilidade vai responder a esta demanda levou o Google e o Waze a realizarem um evento para o tema, trazendo reflexões sobre as transformações do setor automotivo.

Os números relacionados ao trânsito populacional ajudam a ter uma ideia do impacto das mudanças recentes no Brasil. 

De acordo com relatórios de mobilidade da comunidade do Google, a queda de circulação foi de mais de 50% em estações de trânsito (metrô, ônibus e estações de trem), no setor varejista (restaurantes, shoppings, museus, cinemas) e em parques públicos (parques, praças, jardins, praias).


O papel do automóvel 

Em função de todas essas transformações, o carro ganhou uma relevância considerável durante a pandemia e o setor de venda de automóveis pode aproveitar (e muito), a oportunidade.

52% das pessoas que pretendiam comprar um carro antes da pandemia, indicaram novos motivos para a compra:



A partir disso, alguns caminhos se desenham para que sejam criadas estratégias com foco em melhorias para a mobilidade no Brasil.


Smart Cities

Para conseguir suportar o grande número populacional nas cidades, elas deverão criar estratégias para aliar pouco espaço e muita gente, de forma que isso seja harmônico. 

É nesse ponto que surge o conceito de “smart cities”, ou seja, cidades inteligentes. Consiste em um sistema de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

No Brasil, a mobilidade pode impedir esse desenvolvimento, considerando que somente 0,3% das cidades brasileiras possuem acesso ao metrô. Enquanto o transporte individual cresceu 62% desde 2015.


Como as concessionárias podem usar isso a seu favor?

Review de carro é o novo vendedor de concessionária

A pesquisa sobre o modelo de carro desejado é feita principalmente on-line, as concessionárias passaram a servir apenas para fechar o negócio - e olhe lá.

De acordo com o Google, estima-se que 99% dos compradores usam a internet como referência. 

Portanto, não se sinta ofendido quando ouvir que concessionária é coisa do passado. Ao invés disso, que tal estar presente no meio digital para alcançar esse público e vender mais? 

Segundo Aprajita Jain, divulgadora de Marketing Digital da Google, atualmente é possível conseguir um carro, ou um café em minutos e receber uma compra em horas. O consumidor agora está acostumado e procura por rapidez e eficiência. Por isso, mais do que nunca, a indústria e as concessionárias vão ter de se adequar a essa realidade.

Novas tecnologias possibilitam que as concessionárias vendam até mais do que venderiam no show-room. 

Segundo o Google, um teste utilizando realidade virtual para visualizar o carro 360° convenceu 73% dos consumidores a comprar o automóvel mesmo sem test-drive.

Neste artigo te contamos como a digitalização afeta o mercado de automóveis e a compra on-line.

A Alpes.One oferece serviços completos que garantem a presença da sua concessionária na internet de forma totalmente personalizada e com ferramentas que entregam exatamente o que o seu cliente precisa: uma ótima experiência on-line.

O Alpes 360° é um sistema capaz de expor de uma forma totalmente inovadora o estoque de veículos novos e usados através de vídeos 360° que mostram todos os detalhes internos e externos do automóvel, além de disponibilizar muitas fotos.


demonstracao-spincar-site


Disponível tanto em APP, quanto em Desktop, é possível realizar a importação automática para o seu site e portais verticais. 

É a facilidade e praticidade que você precisa para o seu cliente e para a sua concessionária, com leads muito mais qualificados para o seu time de vendas e ganhos reais.

Quais inovações vocês utilizam na concessionária para atingir os usuários on-line? Conte para a gente nos comentários! 


Referências: 

CAVALCANTE, Emily. Google e Waze querem mudar a forma como você compra (e usa) carros. 02/11/2020. Disponível em: <https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2020/11/google-e-waze-querem-mudar-a-forma-como-voce-compra-e-usa-carros.ghtml>. Acesso em: 10/03/2021

PENA, Gustavo. Google Academy: qual será o horizonte da mobilidade no Brasil? Jun. 2020. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/novas-tecnologias/google-academy-qual-sera-o-horizonte-da-mobilidade-no-brasil/>. Acesso em: 10/03/2021.

realidade virtual compra on-line transformação no setor automotivo concessionária on-line inovação mobilidade no Brasil

17 Mar 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima