Site mobile mais rápido tem impacto direto nos resultados: 3 métricas devem ser analisadas

Você, certamente, em algum momento da vida já abandonou um site enquanto navegava no celular porque ele era lento demais para carregar. 

Então você conhece bem o impacto negativo que essa lentidão pode causar na experiência de usuário. Ou deveria conhecer e pensar sobre isso para o seu negócio.

Como já sabemos, os consumidores estão buscando cada vez mais resolver seus problemas com ajuda do celular e, neste sentido, trazer uma experiência rápida para o usuário é fundamental. 

E como temos tanta certeza disso? 

O Google realizou um estudo para nos ajudar a ter uma visão mais clara do efeito positivo que a velocidade de uma página pode ter nas métricas de performance que importam para o marketing, como taxas de conversão, valores médios de pedidos e até mesmo visualização de páginas.

A pesquisa foi realizada pela 55 e pela Deloitte e analisou 37 sites de marcas líderes na Europa e nos EUA, ao longo de quatro verticais: varejo, consumo de luxo, viagem e geração de leads (como seguros e sites de compra e venda de carros). 

O tempo de carregamento dos sites mobile foram monitorados a cada hora por 30 dias, e os resultados foram consolidados em tempo real em comparação com uma variedade de métricas típicas da jornada de compra em aparelhos móveis.

Como gerar oportunidades a partir da rapidez das páginas mobile


O estudo revelou que acelerar os sites mobile traz importantes benefícios para as marcas. São 3 métricas importantes a serem avaliadas para alcançar esses objetivos: velocidade do site, tempo de permanência na página proporcional ao aumento no número de conversão de leads e taxa de rejeição.

1. Sites mais rápidos levam mais pessoas a completar o objetivo que você propõe para a página

Melhorar a velocidade do site aumenta as taxas de progressão em quase todas as etapas da jornada de conversão no celular, desde a página inicial até a conclusão da conversão, para a maioria das marcas.

Geração de leads

 


Os percentuais foram baseados em uma melhora de 0,1 segundo sobre as 4 métricas de velocidade do estudo

2. Sites mais rápidos significam maior permanência na página e maior número de compras

Reduzir o tempo de carregamento dos sites nos celulares em apenas 0,1 segundo já trouxe grandes ganhos de desempenho. As taxas de conversão aumentaram 8,4% para o varejo e 10,1% em viagens, por exemplo.

Apenas no varejo, o valor médio dos pedidos aumentou 9,2%, enquanto nos sites de artigos de luxo, as visualizações por sessão cresceram 8%.

3. Sites mais rápidos têm menores taxas de rejeição

Um a cada 5 sites de varejo e de artigos de luxo incluídos no estudo viu suas taxas de rejeição melhorarem em 0,6% e 0,2%, respectivamente. 

Os resultados foram ainda mais relevantes para as marcas de geração de lead: uma melhora de 0,1 segundo na velocidade mobile fez a taxa de rejeição cair 8,3% para metade dos sites do segmento automotivo.

Por onde começar?

As empresas capazes de desenvolver uma cultura que coloque o usuário em primeiro lugar verão os benefícios da melhora da velocidade dos sites. 

Os usuários de hoje estão cada vez mais ativos no mobile, e é fundamental estar a postos para ajudá-los com experiências rápidas. 

No setor automotivo, em que o principal objetivo é a conversão de leads no site, estar atento à experiência do cliente e oferecer sempre o melhor desempenho no site é a garantia que esse usuário se tornará um lead para a sua concessionária. 

Já falamos um pouco sobre a experiência do cliente e as mudanças para o setor de automóveis. Se você deseja melhorar seus resultados de leads e, consequentemente melhorar suas vendas, é importante que comece agora mesmo a pensar no desempenho do seu site.

Temos algumas dicas de como iniciar esse processo, a primeira é descobrindo a situação da velocidade do seu site mobile com a ferramenta do Google “Teste meu site”, se estiver acima ou igual a 3 segundos, pode se preocupar.

A boa notícia é que você pode corrigir isso e ainda ter acesso a melhorias de performance do seu site constantes e análise de resultados diretamente através do Alpes Guepardo Websites.

O Alpes Guepardo é uma ferramenta que desenvolve sites já pensando em todos os fluxos de acessos, estrutura e hierarquia para a experiência do usuário dentro de um site de sucesso, oferecendo a melhor usabilidade para os seus clientes e, claro, as melhores taxas de carregamento em todos os dispositivos.

Isso ocorre pois ele é desenvolvido em 3 formatos:  Desktop, Original Mobile e AMP Mobile, que são formatos próprios para cada plataforma e que garantem excelência na experiência de usuário.

Assim, o seu site é desenvolvido de maneira mais direcionada para o varejo do setor automotivo, permitindo mudanças em sua interface de acordo com o mapa de clicks, ferramenta que auxilia na tomada de ações corretivas, futuras, de UX em layout para facilitar a jornada dos usuários. 

Você ainda consegue gerenciar os dados e análises dos leads, ver o mapa de clicks das 3 versões e trabalhar o SEO através de um CMS próprio. 

Dessa forma, você consegue analisar o impacto da velocidade nos seus resultados usando seus próprios dados. 

Além disso, o Alpes Guepardo vai muito além de focar apenas na velocidade. Como os consumidores querem experiências que não sejam apenas rápidas, mas também pessoais e fáceis de usar, nossa equipe trabalha para melhorar a experiência mobile de uma maneira holística e entrega resultados baseados nas melhores práticas de desenvolvimento. 

Vamos começar a melhorar a velocidade do seu site e os seus resultados? Entre em contato com a Alpes.

experiência do usuário UX UX automotivo Usabilidade criação de sites velocidade do site aplicativos sites rápidos sites automotivos Alpes Guepardo conversão de leads conversão mobile carregamento mobile

28 Apr 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima